Desligamentos acontecem, mas se isso tem acontecido de maneira exorbitante e não controlada, atenção!
A rotatividade de colaboradores, também conhecida como turnover, é o processo de análise e contabilização de admissão e demissão dentro de uma organização. Quando o índice é alto, isso pode se tornar negativo, o que indica que a organização está com déficit de retenção de talentos.
Os motivos que levam ao turnover podem ser vários, através do cálculo e de uma análise, conseguimos analisar as razões por trás do aumento das taxas.
Uma boa gestão e um RH estratégico e assertivo, o turnover pode ser melhorado.
Confira hoje 3 razões que podem aumentar a rotatividade de colaboradores dentro de uma empresa.
Processos seletivos pouco assertivos
Siga e estabeleça um processo seletivo minucioso, seguindo as etapas corretamente. Faça um bom alinhamento com a empresa, divulgue a vaga bem descrita e faça a triagem. Em seguida, cumpra todas as demais etapas, como: entrevistas, testes e retorno aos candidatos.
Integração mal-feita
A integração é o primeiro momento em que o novo funcionário realmente se conecta com a cultura da empresa. Logo, é fundamental que essa etapa da admissão seja bem desenvolvida pelo RH.
Cultura organizacional ruim
Comportamentos como falta de reconhecimento, fofocas, desentendimento frequentes, são sinais claros que o ambiente não anda legal, e isso com certeza pode ser uns dos principais fatores que auxiliam no aumento do turnover.