É importante conhecer sobre as competências digitais, ainda mais em um mundo em que a forma de comunicação se modifica constantemente.
Isso inclui não apenas o saber dar algum comando, como o saber se portar neste meio.
Competências digitais representa um conjunto de habilidades que uma pessoa tem para lidar com dispositivos, sistemas e outras soluções virtuais.
☝ Dito isso, descubra mais sobre competências digitais e quais são as principais buscadas no mercado.
Noções de cibersegurança
É crucial que profissionais conheçam regras básicas de cibersegurança para não atrair riscos para a organização, como: não clicar em qualquer link, não compartilhar qualquer dado, atenção com senhas, etc.
Comunicação versátil
Ter essa competência significa:
conseguir se adaptar ao canal de comunicação definido pela equipe ou pela empresa;
manter uma atitude profissional e ética nesses ambientes;
saber estabelecer relacionamentos profissionais nos meios digitais.
Aprendizagem exponencial
Por meio de diferentes plataformas digitais, um profissional pode buscar contatos e conteúdos que o ajudem a adquirir novos conhecimentos. Ex: compartilhar e acompanhar redes sociais, ver um vídeo importante no youtube, conversar com pessoas especialistas, etc.
Capacidade analítica
Capacidade de captar e analisar dados com facilidade, levando transparência e confiança ao cliente da empresa.
Liderança de equipe em rede
Um bom líder precisa ter boa noção das ferramentas e, sobretudo, da comunicação em ambiente virtual, assegurando dinâmica e colaboração ao time.
FONTE: Tangerino.