Os 5 erros mais comuns nos processos seletivos

O Recrutamento e Seleção é um processo minucioso e exige atenção e cuidado para captar os melhores candidatos de acordo com o fit cultural da empresa. ☝

Para evitar má contratações, desligamentos e baixa captação, é preciso estar sempre atento aos principais erros nos processos seletivos. Confira de maneira simples logo abaixo.

Não investir na descrição da vaga

Quando a descrição da vaga está alinhada com a empresa e acompanhada com as estratégias do recrutador, o processo de atração pode ser facilitador com uma boa descrição de vaga, captando candidatos com imenso potencial.


Acreditar cegamente no que o currículo diz

Muitas vezes o currículo pode vir pronto de materiais compartilhados na internet, vale sempre validar as informações colocadas no currículo através das entrevistas.


Fazer um processo longo e demorado

Processos longos, compostos por várias etapas, podem acabar exigindo muito do candidato, que vai se cansando da vaga e procura por outra “mais fácil” e com menos etapas.


Não mapear o perfil comportamental

Quando o recrutador entende o perfil buscado pela empresa, traçar o perfil comportamental dos candidatos pode ser uma forma de aprofundar e acertar na contratação buscada.


Falta de retorno aos candidatos

Essa é uma das grandes decepções dos candidatos, já que o recrutador está lidando com sonhos e expectativas. Por isso, invista em devolutivas, faça uma texto e explique o motivo da aprovação ou não aprovação.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

POSTS RECENTES

Saúde mental no trabalho

84% dos brasileiros acreditam que suas empresas deveriam estar fazendo mais para melhorar a saúde mental no trabalho.