Os 5 pilares da inteligência emocional

A inteligência emocional é a capacidade de uma pessoa saber administrar e lidar com as próprias emoções e usá-las à seu favor, junto disso está também a sua capacidade de compreender as emoções das outras pessoas.

Entender os pilares da Inteligência Emocional e aplicá-los diariamente, possibilitará a construção de relações saudáveis e tomada de decisões conscientes em qualquer área da vida.

Sabendo disso, confira os 5 pilares da inteligência emocional segundo Daniel Goleman, psicólogo e jornalista científico e também autor do livro “Inteligência Emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente”.

Autoconhecimento

Conhecendo e nomeando suas emoções você poderá gerenciá-las melhor. Uma forma de fazer isso é anotar como você sente. Mas atenção, cada um tem um tempo de assimilação para isso, faça no seu tempo.

Autocontrole


Após entender as suas emoções, é o momento de trabalhá-las. Como você lida com esses sentimentos? Exerça sua autopercepção.

Automotivação


Aprender a gerenciar as emoções e racionalizar antes de tomar qualquer decisão traz grandes benefícios. É esse gerenciamento que possibilita a diminuição de conflitos interpessoais ou mesmo conflitos internos.

Empatia


Como colocar-se no lugar do outro, de maneira realmente sensível e aberta, desprovida de julgamentos? A empatia diz respeito a se inserir no contexto em que o outro está. É entender porque, para o outro, aquele sentimento despertou determinada emoção. Ser empático é fundamental no desenvolvimento da Inteligência Emocional.

Relacionamento interpessoal

Somos seres sociais, logo sempre precisaremos uns dos outros. Para se relacionar bem, socialmente, é fundamental o equilíbrio entre a empatia, o autocontrole e a colaboração.
Respeito, empatia, colaboração são fundamentais para a construção de qualquer tipo de relacionamento.

Fonte: pucrs online.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

POSTS RECENTES

Saúde mental no trabalho

84% dos brasileiros acreditam que suas empresas deveriam estar fazendo mais para melhorar a saúde mental no trabalho.