A empresa que você trabalha, contempla pessoas PCDs?
O RH da empresa é a área que precisa estar atenta e engajada na inclusão PCD, sendo protagonista na promoção de igualdade e respeito.
Há leis que garantem a inclusão PCD dentro das empresas, mas na prática não é muito bem contemplado.
Em 2015, surgiu a Lei N. 13.146 – Estatuto da pessoa com Deficiência, que contempla a inclusão social e as responsabilidades de cada pessoa ou instituição de garantir condições de igualdade aos PCDs, como: a não discriminação, o atendimento prioritário e acesso a direitos básicos.
Hoje trouxemos uma reflexão importante, sobre o porque dessas pessoas serem inseridas na rotina de trabalho, e como elas podem contribuir para um desenvolvimento mais sustentável das empresas.
É o RH o responsável por assegurar que as habilidades e competências dos colaboradores estão sendo utilizadas da melhor maneira, sendo PCDs ou não.
PCDs é a abreviação de pessoas com deficiência, ou seja, pessoas com alguma limitação (física, mental, intelectual ou sensorial) permanente ou que não tenha cura, sendo ela de nascença ou adquirida em algum momento na vida.
De acordo com o IBGE, atualmente no Brasil, são mais de 25 milhões de PCDs em idade ativa para atuar no mercado de trabalho. Somente 1% dos trabalhadores formais são PCDs.
Por que contratar pessoas PCDs?
- Ampliação da visão e das possibilidades de projetos;
- Maior posicionamento estratégico e tomadas de decisões mais eficientes;
- Construção de uma gestão mais humanizada e preocupada com as pessoas;
- Aumento da identificação e o fortalecimento da imagem e da marca;
- Pluralidade de talentos, o que garante: mais criatividade e mais resultados;
- Melhorias no clima organizacional, o que gera: menos absenteísmo, menor rotatividade e maior produtividade;
- Maior engajamento e motivação de todos os colaboradores.