“People first” – entenda como colocar seu funcionários como prioridade é importante para sua empresa


O termo “people first” pode ser traduzido livremente como “pessoas primeiro”. Baseia-se na ideia de colocar as pessoas que trabalham na sua organização em primeiro lugar, isto é, usar práticas e estratégias que visem aumentar a motivação e engajamento dos funcionários.


As empresas que lidam com B2C, colocam em prática essa metodologia com foco nos clientes, pensando maioritariamente na experiência do usuário, em suas necessidades e expectativas. Por exemplo, a Netflix, quando uma pessoa está vendo um filme/série, é possível pausar, voltar e adiantar a tela. Só por isso, é valorizado a experiência do usuário.


O “people first” na gestão de pessoas coloca o funcionário como prioridade. Confira algumas práticas que sua empresa pode adquirir:

  • Plano de saúde;
  • Cesta básica;
  • Vale-cultura
  • Parceria com escolas ou creches;
  • Horário flexível;
  • Área de confraternização e descanso;
  • Celebrar os aniversariantes do mês;
  • Organizar cafés da manhã especiais;
  • Flexibilização entre vale-alimentação e vale-refeição.

Vantagens em adquirir algumas dessas práticas:

  • Aumento do engajamento dos funcionários com a empresa;
  • Melhora do desempenho dos colaboradores;
  • Maiores índices de retenção de talentos e consequentemente redução de turnover;
  • Melhora da imagem externa da empresa frente a mercado, investidores e candidatos;
  • Clima organizacional mais agradável.

Qual dessas práticas sua empresa tem colocado em ação? Acredita que elas sejam importantes para reconhecer e valorizar os funcionários?

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