O termo “people first” pode ser traduzido livremente como “pessoas primeiro”. Baseia-se na ideia de colocar as pessoas que trabalham na sua organização em primeiro lugar, isto é, usar práticas e estratégias que visem aumentar a motivação e engajamento dos funcionários.
As empresas que lidam com B2C, colocam em prática essa metodologia com foco nos clientes, pensando maioritariamente na experiência do usuário, em suas necessidades e expectativas. Por exemplo, a Netflix, quando uma pessoa está vendo um filme/série, é possível pausar, voltar e adiantar a tela. Só por isso, é valorizado a experiência do usuário.
O “people first” na gestão de pessoas coloca o funcionário como prioridade. Confira algumas práticas que sua empresa pode adquirir:
- Plano de saúde;
- Cesta básica;
- Vale-cultura
- Parceria com escolas ou creches;
- Horário flexível;
- Área de confraternização e descanso;
- Celebrar os aniversariantes do mês;
- Organizar cafés da manhã especiais;
- Flexibilização entre vale-alimentação e vale-refeição.
Vantagens em adquirir algumas dessas práticas:
- Aumento do engajamento dos funcionários com a empresa;
- Melhora do desempenho dos colaboradores;
- Maiores índices de retenção de talentos e consequentemente redução de turnover;
- Melhora da imagem externa da empresa frente a mercado, investidores e candidatos;
- Clima organizacional mais agradável.
Qual dessas práticas sua empresa tem colocado em ação? Acredita que elas sejam importantes para reconhecer e valorizar os funcionários?