É um dos causadores do sucesso ou do fracasso das empresas – o capital humano.
O capital humano visa unir as competências profissionais e outros saberes do colaborador ao dia a dia da empresa, criando oportunidades que auxiliem no alinhamento e crescimento de ambos.
Um RH estratégico com foco nas pessoas deve ser uma das prioridades dentro de um empresa, visto que a longo e curto prazo são os que iniciam o caminho de toda operação.
Investir no capital humano pode ser uma escolha inteligente e sensata a se fazer, afinal, se você não investir nas pessoas, elas investirão na sua empresa?
- Maior atração e retenção de talentos
Contar com um processo de recrutamento estratégico é um diferencial essencial que possibilita identificar um perfil que seja compatível ao capital humano da empresa contratante, provocando um maior retorno ao negócio.
Ao investir nas pessoas, o colaborador tende a se sentir mais valorizado, motivado e produtivo com as atividades da empresa. Criada essa conexão, a taxa de rotatividade tende também, a diminuir.
- Apoio ao desenvolvimento profissional
Uma boa gestão focada nas pessoas, tende a querer o melhor dos seus colaboradores, investindo na sua capacitação e ajudando-os a desenvolver competências e habilidades.
- Fortalecimento da cultura organizacional
Colaboradores que entendem que o foco está nas pessoas, são ouvidos, notados e têm ideias alinhadas com a empresas, tendem a contribuir para um ambiente positivo de trabalho.