Uma contração com a função de ocupar rapidamente uma vaga, não diz muito sobre o sucesso no processo de contratação.
É preciso considerar a qualidade dessas contratações uma vez que “escolher errado” atrapalha mais a empresa do que ter uma vaga em aberto.
☝ Confira alguns dos principais indicadores de sucesso do recrutamento e seleção.
✅ Índice de turnover: Um turnover elevado, normalmente, demonstra que há erros na contratação ou na cultura da empresa, já que, se a pessoa fosse a ideal para a vaga, teria permanecido mais tempo.
✅ Taxa de sucessão: serve para analisar se os funcionários estão sendo capaz de subir na hierarquia da empresa. É um indicador que analisa a relação ao médio e longo prazo.
✅ Taxa de atratibilidade: Um alto volume de candidaturas para as vagas anunciadas pode dar esperanças de achar um candidato perfeito facilmente. No entanto, isso nem sempre acontece. Se a vaga anunciada não for corretamente divulgada, você pode acabar com um grande número de inscritos que não se adequam às necessidades do cargo. Por esse motivo, é preciso analisá-la sempre em conjunto com os outros indicadores.
✅ Time to hire (TTH): O ideal é sempre buscar TTH reduzidos, já que um longo tempo gasto para contratar significa lucro reduzido. No entanto, esta também deve ser uma métrica analisada de forma conjunta, já que uma contratação rápida só é válida se ela for realmente ideal para o cargo.
FONTE: Xerpay