A taxa de turnover, também conhecida como taxa de rotatividade de funcionários dentro de uma empresa, é um dos principais indicadores do RH. Ela é mensurada através da divisão entre funcionários que saíram da empresa / total de funcionários no mesmo período x 100, no entanto existem inúmeras formas de fazer este cálculo dependendo do seu objetivo.
Atualmente, o turnover é um dos indicadores-chave para o RH. E através da análise dessa evidência, é possível avaliar os motivos que causaram a perda de um funcionário.
Descubra aqui quais são as principais consequência que o aumento da taxa de turnover tem para as empresas:
• Capital intelectual
O capital intelectual é a inteligência acumulada por meio da experiência na produção ou na gestão dentro de uma empresa. Durante a perda do funcionário, é normal que estes levem práticas consigo, compartilhando com a concorrência.
• Retenção de talento
Uma taxa alta de turnover pode significar que a empresa está com dificuldades na retenção de talentos, logo, pode indicar um déficit durante o processo de recrutamento e seleção da empresa.
• Clima organizacional ruim
O impacto que a saída das pessoas tem, pode ser grande, inclusive para o ambiente de trabalho. Podendo gerar insegurança, perda de produtividade e competições.
• Aumento dos custos para a empresa
Acerto de rescisões, novos processos seletivos, integrações, treinamentos, perda de produtividade, são alguns custos que a empresa sofrerá tendo uma taxa muito grande de turnover.
Existem algumas maneiras de diminuir essas perdas, algumas delas estão em manter a motivação dos funcionários, ter uma cultura organizacional forte e umas das principais – investir em um bom recrutamento e seleção.
A Rhecrutalent faz uso de técnicas, estratégias e planejamento para a contratação dos funcionários ideais para a vaga em questão da sua empresa.
Descubra já como podemos te ajudar, com inovação e agilidade, entre já em contato.