Resenha “Comunicação não-violenta” | Marshall Rosenberg

[RESENHA] Marshall Rosenberg é um psicólogo clínico com vasta experiência na mediação de conflitos de diferentes naturezas, desde brigas entre maridos e esposas até conflitos entre tribos em países como Ruanda e Nigéria.

Rosenberg defende seu método de comunicação não violenta (CNV) para resolução de mal-entendidos que, segundo ele, estariam nas raízes de todas as guerras.

Em “CNV” é tratado dos aspectos das nossas interações sociais, da comunicação, além de trazer histórias emocionantes. Por meio de diálogos, Rosenberg coloca os participantes em papéis-chave, como “mãe”, “marido” e “esposa”, explicando assim os desentendimentos comuns e como compreendê-los.

Há 3 pilares que podem ajudar a compreender a origem da “violência” em nossas atitudes, são elas:

[…] três fatores são muito importantes para entendermos por que, em situações similares, alguns de nós reagem com violência e outros reagem com compaixão: 1. A linguagem que fomos ensinados a usar; 2. Como nos ensinaram a pensar e a nos comunicarmos; 3. As estratégias específicas que aprendemos para influenciar os outros e a nós mesmos.

Este best-seller nos ensina infinitas possibilidades da nossa comunicação, a conhecer nossos sentimentos, a praticar a empatia, a ser honesto e assertivo. É uma leitura leve e ideal para todas pessoas dispostas a melhorar sua comunicação, a aprimorar suas relações e a construir ambientes de trabalho e negócios mais efetivos e sustentáveis.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

POSTS RECENTES

Saúde mental no trabalho

84% dos brasileiros acreditam que suas empresas deveriam estar fazendo mais para melhorar a saúde mental no trabalho.