Muito se fala sobre habilidades, sendo elas classificadas na área de gestão de pessoas, como Soft Skills e Hard Skills. 🤔
✔ A palavra “skills”, traduzida do inglês, significa “habilidades”.
🤯 As Hard Skills são habilidades profissionais que podem ser mensuradas de alguma forma, através de diplomas e certificados. Sendo assim, são facilmente aprendidas por meio de cursos, treinamentos e workshops.
⚡ As soft skills são mais difíceis de quantificar e reconhecer, tratando-se de habilidades comportamentais e sociais, habilidades essas mais complicadas de serem ensinadas ou assimiladas.
Antigamente o foco era exclusivamente nas Hard Skills, e hoje, com o desenvolvimento do mercado de trabalho e mudança cultural, as soft skills vêm ganhando relevância.
Na hora do recrutador avaliar um candidato as Soft e Hard Skills são levadas em consideração, a fim de avaliarmos se as competências técnicas e fit cultural estão alinhadas à cultura e especialização da empresa.
Soft Skills
- Pensamento crítico
- Criatividade
- Resolução de conflitos
- Comunicação Interpessoal
Hard Skills
- Cursos técnicos
- Graduação
- Cursos de extensão
- Idiomas, lógica, especializações